Quem aqui já deixou de controlar os gastos por não ter paciência de "planilhar" tudo?
Quem aqui sabe, exatamente, para onde vai a maior parte do seu dinheiro?
Quem aqui quer mudar essa confusão financeira que suas contas viraram?
Se a sua resposta foi: Sim, Não, Sim. Então esse post vai te ajudar.
Eu não tenho a pretensão de ensinar o que você deve, ou não deve, fazer com seu dinheiro. Mas de tanto sofrer posso dizer com certeza que você deve ter o mínimo de controle dos seus gastos. Eu digo deve, não porque eu sou um exemplo, mas porque posso ser um contra-exemplo.
Não tenho dívidas no meu nome e não estou "matando cachorro" a grito, mas faz algum tempo que não me sinto confortável com minhas finanças. E esse desconforto vem justamente por eu não ter um bom controle financeiro.
Então vou mostrar como eu estou fazendo para resolver esse problema. Sim, o problema ainda existe, mas estou caminhando para resolver essa situação.
Hackeie sua preguiça
Toda iniciativa que eu fiz, de ter as finanças da casa em controle, foi frustrada pela minha enorme preguiça de preencher planilhas. Então a ideia aqui é mostrar alguns hacks para facilitar esse trabalho. Talvez não resolva todo o problema, mas diminiu o tamanho do obstáculo.
O termo hack, para quem não está familiarizado, é um análogo a "hackear/burlar algo", é forçar um sistema a fazer algo diferente daquilo qual ele foi concebido. Isso não é, necessariamente, como aquelas cenas de filmes onde um nerd (não geek) fica trancado em seu porão e quebra o sistema de segurança de um banco.
Aqui, o termo hack está mais para: "Criar meios para que o sistema resolva as minhas necessidades com o menor esforço possível."
Nesse caso, o "sistema/fluxo/rotina" que eu quero "hackear" é a rotina de preencher valores em uma planilha.
O hack
Após um tempo conversando sobre a necessidade de ter o controle dos gastos, o meu amigo Augusto Goulart, compartilhou comigo o seu hack para "burlar" o sistema de preenchimento de planilhas.
Basicamente consistem em criar um grupo no Whatsapp com a esposa (ou os membros da família) e usar esse grupo
apenas para anotar os gastos. Esse grupo irá receber mensagens com o seguinte padrão: Mercado,120
,
Farmácia,150.36
, etc.
Inicialmente parece dar o mesmo trabalho de anotar em um planilha, mas a ideia é anotar os gastos de um jeito mais prático. Isso evita ter que, ao final do dia/semana, pegar notinha por notinha e passar a limpo na planilha.
Uma vez que os valores estão salvos nesse grupo do Whatsapp, você só precisa pegar um dia e usar o
recurso de exportar as mensagens do grupo. O Whatsapp cria um arquivo no formato de texto (nome-do-arquivo.txt
),
então como você padronizou as mensagens separadas por ,
, basta mudar a extensão do arquivo para .csv
e importar o
conteúdo na sua planilha.
Muito simples, não?
O hack do hack
Realmente, não há escapatória para o trabalho de anotar todos os gastos. Porém eu queria evitar esse último passo, de exportar o histórico do Whatsapp para importar na planilha.
Pensando nisso, fui pesquisar se não teria como criar uma automação nessa etapa do processo. Foi quando eu lembrei que poderia criar um bot no Telegram para fazer isso.
O Telegram, para quem não conhece, é um aplicativo de mensagem similar ao Whatsapp, porém ele permite criar diversas integrações com ele.
Eu nunca havia criado um bot ou qualquer coisa tipo usando o Telegram, mas desconfiava que isso era possível. Já na primeira pesquisada no Google, encontrei um tutorial que fazia exatamente o que eu queria.
Segui o tutorial e fiz apenas uma adaptação na função doPost
:
function doPost(e) {
var data = JSON.parse(e.postData.contents);
var text = data.message.text;
var name = data.message.chat.first_name;
var kind = text.split(',')[0];
var value = text.split(',')[1];
SpreadsheetApp.openById(ssId).getSheets()[0].appendRow([new Date(),name,kind,value]);
}
Agora basta eu ou minha esposa postar a mensagem no bot, seguindo o padrão <Tipo-do-gasto>,<Valor>
que
automaticamente o gasto vai para nossa planilha.
Conclusão
Use a preguiça a seu favor e não deixe de fazer o dever de casa.
E ai, o que achou?
Comenta ai sua opinião e como você faz para controlar seus gastos.