12 (+5) regras para a vida (de um programador): Um antídoto para o caos

Uma das coisas que eu mais gosto de fazer é ouvir e ler as opiniões, dicas, truques e regras de programadores mais experiêntes. Como eles se organizam e pensam nas hora de criar boas soluções para os problemas que aparecem diariamente no nosso trabalho.

Hoje vou falar de uma dessas pessoas que eu costumo ouvir e ler, o meu amigo Cléber Zavadniak. Também conhecido por Til Cléber.

Muitas vezes ele fala e apresenta coisas que eu nunca tinha ouvido falar. Coisas de baixo nível (de programação, não é o que você está pensando), coisas sobre sistema operacional Linux/Unix, etc. Eu sempre ouço com muita atenção!

As vezes, as coisas que ele costuma compartilhar não faz parte da minha realidade. Muitas das vezes eu não concordo 100%, pois tendo a pensar mais pelo lado "business" do que pelo lado "técnico". E nem sempre o que é melhor tecnicamente, é o melhor/mais viável para o negócio.

Recentemente ele gravou um novo vídeo sobre a linguagem de programação TCL. Eu só conhecia ela por nome e fui ver o que ele ia apresentar. Achei bem legal o vídeo, a explicação, mas não consegui ver onde TCL poderia ser útil nos meus projetos. E também não perguntei pra ele o motivo dele estar estudando essa linguagem de programação.

Depois de assistir esse vídeo, o "Youtubiu" me mandou para um vídeo mais antigo do canal do ~cléber. E foi esse vídeo (que eu já tinha assistido) que me motivou a escrever esse post que você está lendo agora (se você ainda não desistiu de ler).

03 - Filosofia Unix (e um puxão de orelha no MySQL)

O conteúdo do vídeo é muito bom! ASSISTAM!

O que eu queria dar destaque aqui no post são as 17 regras (origem do "trocadalho" do título) que ele apresenta, baseado no livro The Art of Unix Programming, do Eric S. Raymond.

As regras são:

  1. Rule of Modularity: Write simple parts connected by clean interfaces.

  2. Rule of Clarity: Clarity is better than cleverness.

  3. Rule of Composition: Design programs to be connected to other programs.

  4. Rule of Separation: Separate policy from mechanism; separate interfaces from engines.

  5. Rule of Simplicity: Design for simplicity; add complexity only where you must.

  6. Rule of Parsimony: Write a big program only when it is clear by demonstration that nothing else will do.

  7. Rule of Transparency: Design for visibility to make inspection and debuggingeasier.

  8. Rule of Robustness: Robustness is the child of transparency and simplicity.

  9. Rule of Representation: Fold knowledge into data so program logic can be stupid and robust.

  10. Rule of Least Surprise: In interface design, always do the least surprising thing.

  11. Rule of Silence: When a program has nothing surprising to say, it should say nothing.

  12. Rule of Repair: When you must fail, fail noisily and as soon as possible.

  13. Rule of Economy: Programmer time is expensive; conserve it in preference to machine time.

  14. Rule of Generation: Avoid hand-hacking; write programs to write programs when you can.

  15. Rule of Optimization: Prototype before polishing. Get it working before you optimize it.

  16. Rule of Diversity: Distrust all claims for "one true way".

  17. Rule of Extensibility: Design for the future, because it will be here sooner than you think.

O que achou das regras? O que achou do vídeo? Comenta aqui e lá no canal do Cléber suas impressões ;)

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