Iniciando um projeto Django

Daniel Bastos, Seg 04 abril 2016, Django

django, python

Ao contrário do que o título do post sugeri, esse não é um artigo introdutório para quem esta aprendendo Django e quer saber os primeiros passos com o framework.

Nesse artigo eu vou mostrar como eu faço para iniciar novos projetos usando Django a partir de uma estrutura de projeto base. Espero mostrar para vocês que vale a pena parar um tempinho para criar a sua estrutura base de projeto e junto definir suas libs favoritas.

Sabendo que para iniciar um projeto Django temos que fazer diversos passos e configurações, para só depois começarmos de fato a pensar nas funcionalidades do projeto que devemos implementar.

Dentre esses passos estão:

Além disso, eu costumo fazer os seguintes passos a mais (cada louco com suas manias hehe):

Depois de tudo isso feito, eu então começava a pensar no projeto de fato.

Não foi um ou dois projetos que iniciei e fiz isso manualmente, mas em cada projeto eu ia modificando algo procurando melhorar a estrutura.. E acredito que agora cheguei em um modelo que me agradou muito.

Então, como eu agilizo esse processo? Criando um projeto template.

O Django tem esse recurso, e por muito tempo eu o ignorei (eu não tinha um modelo de projeto qual eu dissesse: É ESSE!), e depois de algum tempo me incomodando com a burocracia para iniciar meus novos projetos do zero, e cada um com estrutura diferente.. Decidi parar com a putaria e criar o meu modelo.

Talvez não esteja da melhor forma, mas vou manter essa estrutura sempre atualizada, assim garanto que sempre vou ter alguma referência para iniciar um novo projeto.

Por enquanto criei apenas para o Django 1.8 (que é uma versão LTS) e já adicionei algumas libs que costumo usar em quase todos os projetos.

Agora para iniciar meus projetos, primeiro é necessário instalar o Django (com a versão 1.8):

pip install django==1.8

Depois disso é só executar:

django-admin startproject project_name --template=https://github.com/daniellbastos/templatedjango18/archive/master.zip
cd project_name
pip install -r requirements/dev.txt -U

Agora o próprio Django se encarrega de baixar e descompactar os arquivos e o projeto já arrancada com a estrutura definida pelo template.

Bom pessoal, acho que era isso, não é nada técnico, mas gostaria de compartilhar isso.. Porque mesmo trabalhando com Django há algum tempo, somente agora decidi criar meu projeto template, e talvez haja mais pessoas que também estão ignorando esse recurso.

Para saber mais sobre a estrutura, basta acessar o repositório no GitHub.

Abraço à todos!!