Primeira contribuição com projeto Open-source

Hoje acordei, abri meu e-mail e estava lá: meu primeiro pull request foi aceito.

Sei que para muitas pessoas isso já faz parte do dia-a-dia, e pode achar até engraçado alguém comemorar algo tão banal. Mas realmente quis fazer esse post, pois acredito que deve ter mais gente, assim como eu, que nunca contribui com projetos open-source, mas gostariam. Então resolvi fazer o meu breve relato.

Por que contrinuir?

Sempre achei nobre a atitude das pessoas que disponibilizam seus projetos para o quem quiser usar. Sempre trabalhei com tecnologias open-source e devo minha carreira à essas pessoas.

Como a minha carreira foi alicerceada em tecnologias open-source, sempre quis retribuir de alguma forma (financeiramente não rola ainda :/). Por isso queria contribuir com projetos open-source. Mas qual projeto? Como?

Cosse a própria cosseira

Com o questionamento na cabeça (qual projeto posso ajudar?), fiquei muito tempo sem resposta e parei de tentar respondê-la. A ideia acabou ficando em segundo plano, e segui tocando a vida.

Eis que um dia criei um projeto pra brincar com a API do Facebook. Normalmente costumo tentar resolver tudo com Python 3 (pra já ir me familiarizando com as mudanças, já que hoje no meu trabalho ainda uso o Python 2.7 com Django).

Brincando com a API do Facebook, usei Python 3 e MongoDB para consumir os dados e agora chegou a hora de criar um site pra visualizá-los melhor. Então para expor os dados, usei o Bottle. Sempre gostei muito do micro-framework Bottle pela sua simplicidade.

E foi nessa brincadeira que descobri que a lib BottleCBV não havia sido portada para o Python 3, e estava dando alguns erros de retorno que foram modificados no Python 3

Logo pensei: Achei o que precisava para colaborar com projetos open-source!!

Como se tratava de uma lib simples, assim como o Bottle,  o projeto todo está em um arquivo Python. Então não tinha mais desculpas para não colaborar.

E foi o que eu fiz, mandei meu pull request.

Foi muito legal ter tido a experiência de colaborar com um projeto open-source. Mesmo que a minha colaboração tenha sido algo quase insignificante,  que foi apenas adicionar/modificar meia-dúzia de linhas. Mas isso já serviu para resolver o meu problema, e espero que de outras pessoas também.

Resumindo a história

Acredito que qualquer um pode colaborar com projetos open-source (se eu consigo, qualquer um consegue), basta buscar algo que você use, conheça, e logo conseguirá contribuir.

Minha dica é (se é que eu posso dar dicas): comece com projetos/libs que você usa no seu dia-a-dia, e se for um projeto pequeno, melhor ainda, maiores são as chances de você compreender o projeto ao ponto de poder contribuir.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *